terça-feira, 12 de maio de 2020

4 Sale - Chinook - Buddy Longway




---
Álbum de "Chinook", série Buddy Longway - 5 e
Mundo de Aventuras #527 - 2.5 e
---


A banda desenhada franco-belga Buddy Longway tem pena e desenhados do suíço Derib. Estão editados 21 álbuns, vinte são da série regular.

O debutar internacional da série de BD ocorreu em Junho de 1972 na revista "Tintin Sélection" #16, de Junho de 1972. 

Por essa altura, porém, ainda não como uma série a desenvolver. Será, no entanto, essa estreia a dar o toque para o potencial de seguir um caminho próprio.

As aventuras de Buddy Longway chegam a Portugal quatro anos depois do lançamento na publicação belga. 

No rectângulo a estreia tem lugar em Abril de 1976 no número 48 da revista semanal Tintin, então no seu 8º ano de publicação.

Em português, além da presença nos antigos títulos juvenis Tintin e Mundo de Aventuras, estão publicados nove álbuns da série original. 

Pela livraria Bertrand saíram cinco álbuns entre 1978 e 1981. 

Chinook (Chinook) e O inimigo (L'ennemi) em 1978. Um ano depois era publicado Passaram três homens (Trois hommes sont passés). Sozinho (Seul), sai em 1980, e o O segredo (Le secret) em 1981.

Pela Editorial Futura saem dois títulos. Edita em 1988 O alce (L’original), e o O inverno dos cavalos (L’hiver des chevaux) em 1989. 

Mais recente a parceria que juntou o jornal Público, distribuição, com a editora ASA publicam-se mais dois álbuns em 2009.

Através de uma colecção que teve como mote recuperar algumas das histórias aos quadradinhos publicadas na revista Tintin, saíram:

O vento selvagem (Le vent sauvage) e o O manto negro (Le robe noir).

Sem comentários:

Enviar um comentário